sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projeto Leitura com Prazer


LER PODE SER PRAZEROSO

LEITURA COM PRAZER é um projeto realizado na Escola Estadual Marcolino de Barros, em 2011, com os alunos do SEXTO ANO, precisamente COM OS DAS SALAS  20, 21 e 22, com o apoio da supervisora Mariza.
A professora usou como referência os livros:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume: I Brasília: MEC/SEF, 1997.
CITELLI, Beatriz. Produção e Leitura de Textos no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2001, vol. 7.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor. Campinas: Pontes, 2000.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PORTELLA, Eduardo. Visão prospectiva da literatura brasileira, 1979.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ Joaquim. Gêneros orais e escritos. Campinas: Mercado  de letras, 2004.
O que é realmente o projeto?
O Projeto de Incentivo à Leitura COM Prazer é um conjunto de ações que apoiam o acesso ao mundo da Literatura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte do professor, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras. A leitura de histórias aproxima os alunos do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular com os textos e de sua participação frequente em situações diversas de leitura.
Quais são os objetivos do projeto?
Possibilitar aos alunos:
  • Sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de obras literárias;
  • Ampliar o repertório de leituras;
  •  Aproximar do universo escrito e dos portadores de escrita;
  • Manusear livros, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, ter o contato com portadores de textos;
  • Manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões;
  • Definir preferências e construir critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Os dois objetivos em destaque têm se apresentado para mim com obstáculos, pois é complicado o uso da biblioteca. Mas, após várias discussões e persistência, vejo portas se abrindo.

Qual a metodologia?

A metodologia é de construção-reflexão que possibilitará realizar as seguintes ações:
  • Apresentar a importância do projeto.
  • Possibilitar o acesso dos alunos à biblioteca, uma vez por semana, para a aquisição dos livros para leitura.
  • Propiciar um momento de leitura, um horário semanal dedicado à leitura dos livros escolhidos por eles.
  • Incentivar o término da  leitura do livro em casa.
  • Usar a caixa de livros selecionados pelo professor, para que o aluno mantenha-se conectado à leitura, criando o hábito de ler, pois a caixa oferece novas possibilidades, caso  o aluno canse ou não goste do livro que escolheu na biblioteca.
  • Solicitar o registro do que foi lido pelos alunos: a ficha literária, resumo, propaganda, indicação literária, observações e considerações sobre o livro. Para que os alunos possam montar o livro-sanfona: folhas sulfites escritas à mão, coladas em forma de sanfona.
  • Colaborar para que criem teatro, com base nos livros lidos.
  • Ser leitor modelo, o professor lê também, incentiva a leitura, sugere títulos de obras.

Como avaliar?

Durante todo o processo, observar e contribuir para o fomento à leitura, como análise das preferências dos alunos, sugestão de nome dos livros, leitura em sala de aula, permitindo o empréstimo. Transmissão de práticas de leitura, contribuindo para o aumento do nível de identidade entre professor e alunos e entre os alunos. E criação do livro-sanfona e teatro com base nos livros lidos.
Lourdes Vinhal






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