quinta-feira, 28 de abril de 2011

POEMAS NA SALA DE AULA

           
                                           COMO TRABALHAR COM POEMAS?
Se for capaz de aguçar a sensibilidade da criança e do adolescente para a poesia, qualquer método é válido. Lembrando que a poesia deve ser trabalhada, com frequência, para que haja interesse pelo gênero.
 No meu caso, por exemplo, trabalhei com o gênero poema, conforme proposto pelo Cenpec, através do Programa Escrevendo o Futuro:
1- Apresentação da proposta de trabalhar com poesia. Por meio de uma conversa informal, um convite para entrar no mundo da poesia; (inclusive declamei um poema de Manuel Bandeira e prometi a criação deste blog para a publicação dos textos!)
2- Conhecimento prévio do aluno; (foi interessante, alguns sabiam poemas de cor.)
 3- Contato com o gênero. Apresentar vários poemas de diferentes autores, selecionados pela professora ou mesmo pelos próprios alunos, descobrindo também poetas da cidade e fazendo uma exposição dos mesmos; (a aula de leitura de poemas proporcionou a oportunidade de ensinar também como fazer referências!)
 4- Produção do texto inicial. Os alunos criam poemas, por meio das informações que já possuem; (Aí aparecem as dificuldades dos alunos.)
 5- Ampliação do repertório. Propor aos alunos uma pesquisa sobre poesia popular, de cordel , declamar trechos de poemas com emoção, criar versos com o grupo;(foi a hora de trabalhar as dificuldades deles, interpretando poemas, elaborando versos e estrofes, analisando ritmos, compreendendo denotação e conotação, enfim solucionando problemas encontrados nos textos deles.)
 6- Organização e sistematização do conhecimento. Um estudo detalhado dos elementos do gênero poema, suas situações de produção e meios que utilizaremos para a circulação; (escrevi no quadro a conclusão do trabalho com o gênero, conforme os alunos diziam ter aprendido, é claro que sugeri alguns itens.)
 7- Produção coletiva.  O professor encaminhará a produção, solicitando o envolvimento de todos, através de questionamentos, mas deixando fluir o pensamento da turma;(Cada um criou um verso com a palavra recreio, depois passei uma folha sulfite e cada um registrou seu verso. Com toda a turma organizamos um poema.)
 8- Produção individual. Cada aluno, nessa etapa, terá subsídio suficiente para produzir o seu poema;( o tema era livre.)
 9- Revisão e reescrita. O professor poderá fazer a revisão do poema juntamente com o aluno e propor alterações para melhorar a produção, mas com cuidado de não interferir nas ideias do autor;( Primeiro, apresentei a produção inicial deles, logo a maioria conseguiu alterar, melhorar o texto. Já a segunda produção necessitou de maior interferência para ser reescrita, o colega colaborou também.)
 10- Publicação. A divulgação das produções poderá ser no jornal, mural da escola em uma noite de autógrafos para toda comunidade em uma sala da escola.( Levei para outras turmas lerem e publicarei aqui alguns poemas, conforme combinamos...)



           Lourdes Vinhal

GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS NA ESCOLA